A época mais iluminada do ano está chegando: O Natal! E com isso vem a tradição de enfeitar os condomínios com decorações típicas, como árvores, luzes, sinos, entre outros. A decoração de Natal é uma forma de promover a integração entre os moradores e deixar tudo mais bonito e agradável, contagiando a todos com o espírito natalino.
Um fator importante é escolher o tipo de decoração que o condomínio deseja, e para isso a Litorânea Gestão condominial traz 3 dicas e os cuidados necessários sobre o tema.
1. PLANEJE A DECORAÇÃO
Ter um planejamento sobre o quanto pode ser gasto com a decoração é necessário para que tudo seja bem-organizado e não haja imprevistos.
O orçamento dos enfeites natalinos deverá ser aprovado em assembleia pelos condôminos, pois se trata de uma despesa extraordinária. Contudo, de acordo com o síndico profissional e gestor de condomínios Luã Reis, os custos para despesa de decoração costumam ser pequenos, e dispensam a apresentação de assembleia. “Geralmente esses custos não são significativos comparados ao orçamento do condomínio, logo, a anuência do conselho fiscal é suficiente para autorização”.
Caso o valor envolvido seja vultoso ou não esteja previsto no orçamento anual do condomínio, é recomendado a aprovação em Assembleia.
O custo pode ser alto no primeiro ano, nos demais pode haver o reaproveitamento das peças, repondo apenas pequenos enfeites e fazendo a manutenção.
A autonomia financeira do síndico será um guia para essa tomada de decisão.
2. EXECUTANDO A DECORAÇÃO
A maior referência do enfeite natalino é a árvore de pinheiro, ela representa a vida, alegria e esperança pois é uma das árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas. A árvore pode ser utilizada no hall social ou no jardim do condomínio, com enfeites e caixas que simbolizam os presentes.
Caso deseje algo mais moderno, a árvore com iluminação em LED é uma ótima escolha.
Escolha sua paleta de cores, o ideal é que haja harmonia de cores no condomínio, dessa forma conseguirá manter o padrão da decoração nas áreas comuns. Utilize iluminação no jardim e procure optar por lâmpadas tipo LED, pois além de econômicas, são mais bonitas.
Você pode escolher uma decoração mais clássica, utilizando cores mais sóbrias como marrom e o dourado, ou algo mais alegre e divertido, como enfeites de presentes e bolinhas coloridas, pisca-pisca nas árvores do jardim, ou até mesmo tentar algo mais minimalista e discreto, usando poucos artigos de decoração.
3. CUIDADOS COM A ILUMINAÇÃO NATALINA
É muito importante verificar se os materiais adquiridos são seguros e certificado pelos institutos controladores de qualidade. O ideal é que as decorações complexas e em áreas de difícil acesso sejam realizadas por um profissional capacitado, para evitar eventuais problemas nas instalações e acidentes.
Caso o material seja reaproveitado, é importante haver uma revisão para garantir que não haja qualquer avaria dos artigos.
Evite enfeites de papel ou qualquer material inflamável em decoração com iluminação elétrica.
Atente-se para a tensão e amperagem dos equipamentos elétricos, de modo que sejam compatíveis com as instalações elétricas do condomínio, observando o correto dimensionamento de cabos e fios.
Na ornamentação de exteriores (fachadas, jardins, varandas e grades) o cuidado deve ser redobrado. A umidade e presença de água são fatores que elevam os riscos de acidentes, além de reduzir a vida útil dos equipamentos elétricos.
Finalmente, não faça nenhuma instalação se você não tem conhecimento prévio de segurança elétrica. O mais adequado é contratar um profissional qualificado para executar o serviço.
Gostou de nossas dicas? Siga nossa página no Instagram e acompanhe nossas matérias.
Referência: SindicoNet