5 Dicas para tornar o condomínio mais sustentável

Medidas ecológicas não exige grandes esforços, pequenas atitudes implementadas aos poucos e com consistência, promovem impactos muito significativos e benéficos para o meio ambiente. Com adoção de práticas sustentáveis coletivas, a transformação do condomínio pode ser mais fácil do que imaginam, com pequenas atitudes a colaboração dos moradores pode tornar o condomínio mais sustentável.

a Litorânea Gestão Condominial trás 5 dicas para tornar o seu condomínio mais sustentável, confira abaixo:

1. Campanha de economia de água e energia elétrica

Um dos primeiros e mais importantes passos, com certeza, é conscientizar. Criar consciência coletiva no seu condomínio sobre a contenção. É necessário que cada morador entenda a importância de economizar e usar o recurso de forma justa, afinal, esse tipo de ação deve partir de interesse e colaboração coletiva, já que pode afetar a todos.

Comece criando campanhas de comunicação com os moradores, desta forma você pode usar os espaços nas áreas comuns como mural de avisos para colocar comunicados informando a conscientização coletiva e instruções de como poupar água. Em condomínios com piscina, oriente os moradores a usarem com controle as duchas pós banho.

Deve haver também as instruções com os funcionários e colaboradores do condomínio, incentivando-os na economia da água em suas funções, como utilizar balde ao invés de mangueira, evitar regar o gramado e jardins mais de uma vez por dia, evitar lavas as áreas externas todos os dias, selecionando um ou dois dias na semana para lavar, no outros pode dar preferência para uso de pano úmido. Pequenas medidas como essa, visa corroborar para a economia do recurso.

A manutenção frequente nos dispositivos como torneiras, canos e caixas d´ água é essencial para poupar o recurso, pois equipamentos antigos e defeituosos podem ocasionar perda de água fora das tubulações e ser grandes fatores de desperdício. Portanto, solicite inspeções regulares e preventivas para verificar o estado de conservação de toda parte hídrica interna e externa.

Fique sempre atento as atitudes dos moradores e procure dar dicas de economia sempre que necessário.

2. Coleta seletiva

É essencial que o condomínio disponibilize coleta seletiva para todos as unidades, minimizando a quantidade de resíduos e otimizando os processos de destinação do lixo. A coleta seletiva exige que os descartes sejam separados de acordo com sua origem, fazendo distinção entre lixo orgânico e reciclável, de modo a atender às especificações de descarte de cada um e fazer com que eles retornem à sua cadeia produtiva, assim evitando com que mais lixo seja depositado na natureza.

Invista nas lixeiras coloridas para coleta seletiva, onde os materiais podem ficar alocados até o dia do recolhimento, que pode ser feita por uma empresa especializada para realizar a coleta.

3. Aproveite a água da chuva

Atualmente o mercado conta com diversos sistemas e tecnologias voltados para a redução do consumo de bens como a água e um deles é sistema simples para captação da água de chuva que, posteriormente, pode ser usada para regar plantas e limpar áreas comuns.

Caso seu condomínio disponha de recursos financeiros, vale a pena investir na implantação desse sistema, pois além de contribuir para a preservação do meio ambiente, auxilia na economia do condomínio.

4.Use energia limpa e renovável

Adotar a energia solar em condomínio, além de não causar danos ao meio ambiente, auxilia na economia e na autonomia, uma vez que o condomínio não será mais dependente exclusivamente da rede de fornecimento publica e posteriormente na redução das contas de luz.

Ademais, o sistema de captação de energia solar valoriza o imóvel, viabilizando e acelerando sua venda, locação e utilização para fins comerciais e residenciais.

Vale a pena o investimento nesse recurso, principalmente se o condomínio apresenta alta demanda energética em virtude da necessidade de eletricidade para movimentar elevadores, acionar luzes de emergência e demais dispositivos elétricos.

Uma boa opção também é a troca de lâmpadas convencionais pelas de LED, além de possuir uma durabilidade maior, é mais econômica.

5.Tenha uma área verde

Ter uma área verde e arborizada no condomínio promove diversos benefícios aos moradores, desde melhor qualidade do ar até a valorização do imóvel.

Áreas verdes além de fornecer lazer mais atrativo e convidativo ao condômino, melhora a saúde física e mental a partir de caminhadas rotineiras e diminui o estresse, além de promover uma estética mais agradável no condomínio.

Os espaços arborizados influenciam na melhor preservação ambiental, diminuindo o impacto da poluição e, consequentemente, melhorando a qualidade do ar.

 

Gostou? Confira mais dicas no nosso blog

Referência:

https://pactonet.com.br/economia-de-agua-no-condominio/

POSTS RECENTES