Trabalhar com pessoas é sempre delicado, envolve muito esforço de todos os envolvidos. Num condomínio, por exemplo, a convivência entre os moradores deve ser tratada com muita cautela para que não surjam graves problemas.
A parte responsável por informar sobre as regras e fazer possíveis reconciliações entre os moradores é o síndico. Trabalho árduo, que exige muita sabedoria, bom senso e paciência!
Para se ter um bom relacionamento com todos, é crucial que haja regras para todo o condomínio. Geralmente estas regras são realizadas em assembleias feitas pelos moradores e são registradas numa ata, onde todos os presentes assinam. Assim fica tudo documentado para evitar futuros problemas.
Caso seu condomínio ainda não possua regras documentadas ou precise acrescentar novas regras de boa convivência, vale a pena ler a “Cartilha de Etiqueta em Condomínios” desenvolvida pelo “Síndico Net”. Esta cartilha foi realizada depois de ouvidos vários especialista no assunto. Segue abaixo:
Cartilha de Etiqueta em Condomínios
1 – BARULHO
Conheça as normas do condomínio e não faça barulho após o horário de silêncio
Use sempre o bom senso. Não é porque você está no horário permitido, que pode fazer o barulho que quiser
Nos dias de festa – desde que não ocorram sempre – convide os vizinhos para a confraternização, ou mande um cartão simpático se desculpando antecipadamente pelo incômodo.
Lembre-se, seu cachorro não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores.
Crianças: o correto é limitar o horário para brincadeiras dentro do apartamento até no máximo 22h.
Uso de tapete emborrachado nos quartos das crianças, carpetes e tapetes comuns ajudam a evitar a propagação do som para outras unidades.
2 – CACHORROS
Seu animal não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores
Use sempre as entradas de serviço e seja breve no trajeto até chegar à rua.
Caso seu pet faça sujeira na área comum, limpe-a no mesmo momento.
Caso o cachorro de um morador faça muito barulho, antes de registrar queixa, verifique se outros condôminos também se sentem incomodados pelos latidos
3 – CRIANÇAS
Os pais são responsáveis por seus filhos e devem estabelecer limites a eles
Não permita que seus filhos gritem ou corram em áreas que não destinadas exclusivamente para brincadeiras
Crianças pequenas precisam estar acompanhadas por adultos
Respeite os limites de horários e locais destinados aos pequenos
Verifique o que diz o regulamento interno do seu condomínio
4 – CONVIVÊNCIA
Conheça e respeite as regras que regem o seu condomínio. Por mais que você não concorde com algumas, terá que obedecê-las, pois foram aprovadas pela maioria
Jamais chame a empregada ou babá do vizinho para trabalhar na sua casa
Evite entrar em quaisquer tipos de fofocas ou boatos relacionados aos seus vizinhos
Lembre-se, a conversa amigável será sempre a melhor saída para resolução de conflitos com seu vizinho.
Procure sempre participar das assembleias e conhecer a pauta antecipadamente. É lá que os assuntos de interesse de todos são discutidos e votados. Quem não comparece fica sem condição de discutir depois.
Ainda em assembleias, saiba ser “voto vencido”, e não altere nunca o tom de voz.
5 – FUNCIONÁRIOS
Trate-os sempre com cordialidade
Se quiser fazer alguma reclamação, direcione-a ao zelador ou ao síndico
Lembre-se que o funcionário do condomínio não é seu empregado. Evite pedir que execute serviços particulares
6 – GARAGEM
Não buzine, use luzes baixas e respeite a sua vaga
Não use sua vaga como depósito
Respeite o limite de velocidade
Deu uma raladinha no carro ao lado? Deixe um bilhete se identificando, pedindo desculpas, e permita que o vizinho escolha a melhor maneira de reparar o automóvel
Quando dois carros se encontram, a preferência é sempre de quem está chegando.
Devolva sempre o carrinho de compras ao seu local de origem
7 – LIXO
Não jogue papéis, bitucas de cigarro ou quaisquer outros tipos de lixo pela janela do apartamento.
Cuide para que seu lixo esteja sempre devidamente ensacado e sem exalar cheiro forte
8 – NA ACADEMIA
Devolva as anilhas, colchonetes, pesos, etc, aos seus locais de origem
Não “monopolize” os equipamentos. Se ofereça para revezar o uso
Tempo médio de uso da esteira é de 30 minutos
Limpe o equipamento após o uso com pano e álcool em gel, por exemplo
9 – NA PISCINA
Não use equipamentos de som
Não pule na piscina com protetor soltar. Tome uma ducha antes
Não use o elevador com trajes de banho
10 – NO ELEVADOR
Cumprimente sempre todos os presentes
Espere as pessoas saírem para entrar
Segurar a porta do elevador para outras pessoas entrarem demonstra gentileza e cordialidade, e ajuda a tornar o ambiente social do condomínio mais afável.
Não segure o equipamento em horários de pico
Use o elevador de serviço se for trafegar com animais ou transportar caixas e compras de supermercado
11 – NO SALÃO DE FESTAS E CHURRASQUEIRAS
Respeite os horários de uso e não deixe a área toda suja após o uso – o ideal é retirar toda a parte principal do lixo e restos de comida e bebida
Faça uma lista com os nomes dos convidados para deixar na portaria
Informe-se e respeite as regras do local, principalmente em relação a barulho
Na churrasqueira, tenha bom senso no uso de aparelhos sonoros, que propagam muito mais ruído quando estão ao ar livre.
12 – OBRAS
Respeite os horários estabelecidos na convenção e regulamento interno
Comunique o síndico e seu vizinho antes de iniciar as obras.
Esperamos que essas regras possam ajudar a reger e melhorar o ambiente em seu condomínio!
A Litorânea Gestão Condomínial preocupa-se com o seu bem estar, também de toda coletividade. Com isso colocamos nossa estrutura a serviço de todos.
Cartilha retirada do site Sindico Net (acesso 29/08/2017)