A importância da sinalização nos condomínios
Dentro de um condomínio circulam várias pessoas, sendo este moradores, funcionários, prestadores de serviço, visitantes, dentre outros. Desta forma, medidas de segurança devem ser adotadas.
A comunicação visual dentro de um condomínio é de suma importância, através de elementos visuais as mensagens são transmitidas de forma diretiva, contendo informações primordiais para a segurança e regras a serem seguidas.
Locais como saídas de emergência, extintores de incêndio e locais de alto risco, espaços de uso comum, andares, garagens e vagas especiais, portarias, vidros e escadas, elevadores, corredores e pátios são obrigatórios terem placas com informações a serem seguidas.
Em condomínios grandes e com alta circulação de pessoas, a segurança de quem mora, trabalha e visita é essencial. Por isso, indica-se também o uso de crachás para identificar funcionários e possíveis prestadores de serviço, além de visitantes autorizados previamente.
Percebe-se portanto que quanto mais clara for a sinalização, melhor será a compreensão de todos a respeito de seus direitos e deveres nas áreas que são divididas entre todos os moradores e menos problemas de convivência precisaram de intermédio do síndico ou do gestor.